PREGAÇÃO

Que contraste!

Sl 99      24 minutos      04/11/2012         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Que contraste!
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


1 Reina o SENHOR; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra. 2 O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos. 3 Celebrem eles o teu nome grande e tremendo, porque é santo. 4 És rei poderoso que ama a justiça; tu firmas a eqüidade, executas o juízo e a justiça em Jacó. 5 Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é santo. 6 Moisés e Arão, entre os seus sacerdotes, e, Samuel, entre os que lhe invocam o nome, clamavam ao SENHOR, e ele os ouvia. 7 Falava-lhes na coluna de nuvem; eles guardavam os seus mandamentos e a lei que lhes tinha dado. 8 Tu lhes respondeste, ó SENHOR, nosso Deus; foste para eles Deus perdoador, ainda que tomando vingança dos seus feitos. 9 Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o SENHOR, nosso Deus.
##########

Não dissertaremos sobre todo o salmo. Quero apenas focalizar em 4 contrastes entre Deus e os homens:

1) v.1a: REINA o Senhor; TREMAM os povos.
Pode até parecer que não há ninguém no controle do Universo, mas o fato é que Deus reina, soberano sobre tudo. Portanto, qual deveria ser a reação correta dos povos? Tremer.
Porque? Porque Deus é poderoso, onisciente, Santo (vai falar adiante). Em suma: é digno de ser temido!

2) v.1b:  ... ENTRONIZADO acima dos querubins; ABALE-SE a terra
O autor deveria estar pensando, em primeiro lugar, no Santo dos Santos, onde ficava a Arca de Aliança coberta com o propiciatório (placa de ouro), com dois anjos de outro por cima. Ali era o “lugar da habitação de Deus”, entre os israelitas.
Mas em última análise a passagem fala da posição de alta majestade de Deus.
Jamais os habitantes da terra deveriam ficar tranqüilos, enquanto não estiverem plenamente afinados com esse Deus tão elevado.

Isso ocorre de fato? Os povos estão tremendo porque o Senhor reina? A terra está abalada em saber a altíssima posição de Deus? Não!
Os homens são pecadores e não se importam com isso. Só querem viver para si.
E no tempo do salmista era da mesma maneira.
Mas independentemente de como reagiam, o salmista apenas diz o que seria correto.

E hoje está aqui a Bíblia dizendo a mesma coisa. Os homens serão responsáveis por não se humilharem diante  pelo que deixaram de fazer corretamente diante de Deus.

Continuemos, com um detalhe: a partir do v.1b, o salmista se dirige não mais aos povos em geral, mas a Israel, ou seja, um povo que supostamente adorava a Deus. Em suma, essas duas exortações seguidas devem ser aplicadas mais a crentes.

3) v. 5: EXALTAI ao Senhor nosso Deus e PROSTRAI-VOS antes o escabelo de s/pés
Escabelo: banquinho
Você pode exaltar alguém por algo que fez, mas isso não o torna superior a você.
Mas com Deus é diferente. Simplesmente exaltá-Lo não é suficiente. Devemos fazer isso em extrema humildade, nunca de igual para igual, sempre atentos para o contraste!

O salmista adiciona mais um motivo para agirmos assim:
Porque Ele é santo 
Mas, e nós, não somos santos também? Sim, mas não por nós próprios. Somos santos porque Ele nos fez santos! É uma santidade recebida, não inerente. Além do mais, nossa santidade é imperfeita aqui na terra, precisa se desenvolver. Deus sempre foi, é e sempre será total e absolutamente santo. Contraste novamente!

4) v.9: EXALTAI ao Senhor e PROSTRAI-VOS ante o seu santo monte
Quase repete, alterando escabelo dos pés por santo monte.
Em suma, na presença de Deus, em qualquer situação, exaltem-No com humildade. Repete o motivo: porque Ele é Santo.

Por mais que devamos cultivar amizade com Deus e procurar aumentar na intimidade com Ele, nunca devemos nos ACOSTUMAR com Deus no sentido de se tornar algo normal demais, corriqueiro.
Infelizmente nunca alcançaremos nesta vida é o tamanho do privilégio de sermos habitação do Espírito Santo.
Sempre tenhamos noção de profunda reverência para com o Deus triuno.
Sempre entronizemos a Deus o mais alto possível em nossos corações e nos rebaixemos ao mais humilde possível perante Ele. Nunca esqueça o contraste!

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b