PREGAÇÃO

A verdadeira Ceia do Senhor 1/2 (Série CEIA 10)

1Co 11.23-26      32 minutos      09/01/2022         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close A verdadeira Ceia do Senhor 1/2 (Série CEIA 10)
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior

Após falarmos sobre o que NÃO é a Ceia do Senhor, vejamos hoje o que é a verdadeira Ceia do Senhor.

 

Paulo não diz exatamente “a Ceia do Senhor é isto”, explicando em detalhes. Mas fala:

1) Da essência da verdadeira Ceia do Senhor

2) Das condições de se participar da Ceia do Senhor

3) Das consequências de se participar sem preencher as condições

 

Hoje veremos a 1ª parte:

1) A essência da verdadeira Ceia do Senhor - v. 23-26

Ao dizer no v. 27 “por isso...”, Paulo indica que já parou de descrever o conteúdo da Ceia do Senhor no v.26.

E esse conteúdo é bem simples: a Ceia do Senhor consiste simplesmente em se repetir o que Jesus fez na noite em que foi traído: Mt 26.26-28.

Ou seja: comeu um pedaço de pão e disse que era (representava) o Seu corpo, dado em favor dos discípulos

Depois bebeu um cálice de vinho e disse que era (representava) o Seu sangue, derramado em favor deles. Só isso.

Mesmo com simbolismo profundo, a mecânica da Ceia do Senhor é simples e objetiva.

Os coríntios complicaram, fazendo banquete, com muita comida e vinho, e terminaram por se exceder, tropeçando em muitos erros, conforme já vimos.

 

E aqui está uma grande lição para nós: não devemos complicar o que é simples – isso em qualquer área da vida, inclusive e especialmente na vida cristã.

Ex.: Procedemos mal, alguém vem falar conosco e logo tratamos de nos defender, buscamos toda sorte de argumentos e ainda terminamos dando um jeito de acusar quem fez o favor de vir falar conosco!

Ou seja, a situação fica pior em todos os aspectos. Tão simples dizer “Eu errei, me perdoe!”. Ou, pelo menos “fui infeliz no que fiz ou disse; não tive intenção, vou procurar ser mais cuidadoso.”

Nossa vida seria muito mais eficiente no trabalho de Cristo se agíssemos com mais simplicidade, objetividade, olhando para a essência do que Cristo deseja de nós.

 

Voltando: a Ceia do Senhor foi instituída em grande simplicidade e assim deve ser comemorada até Cristo voltar: de maneira simples.

Agora, jamais devemos nos aproveitar da simplicidade da Ceia para deixarmos em segundo plano o que ela representa, tornando-a banal, rotineira, sem grande importância.

A Ceia do Senhor é algo extremamente SÉRIO.

Na base do seu significado encontramos o próprio corpo e sangue do Senhor Jesus Cristo, oferecidos em sacrifício.

 

Importante lembrar que, além do pão e o vinho simbolizarem o corpo e o sangue de Cristo, o fato de comermos o pão e bebermos o vinho é extremamente significativo.

Veja há algo interessantíssimo:

Jo 6.50-56

Embora não diretamente associada à Ceia, essa passagem contém um forte paralelismo com a Ceia, com as mesmas expressões e ideias: comer a carne de Cristo (na Ceia representada pelo pão) e beber o sangue de Cristo (na Ceia representado pelo vinho).

Nessa passagem, a ideia é que o crente deve assimilar o Senhor Jesus Cristo de uma maneira profunda, íntima, quase física!

Através da fé, aceitamos não apenas o ato sacrificial de Cristo em nosso favor, como uma coisa externa. Além disso, aceitamos a própria Pessoa de Cristo para entrar em nós, nos dominar, fundir-se a nós.

Passamos a viver a vida dEle. Passamos a ser alimentados diretamente dEle.

Sem Ele ficaríamos desnutridos, voltaríamos à condição de mortos espirituais.

O fato de estarmos tão intimamente ligados a Ele é que nos garante a vida eterna.

 

Conclusão, à luz do que foi dito: quando comemoramos a Ceia, com toda a sua típica simplicidade, estamos nos lembrando do que Cristo fez por nós e, além disso, devemos aproveitar para rememorar o fato de que somos alimentados pela Pessoa de Cristo, em total dependência a Ele.

 

Que Deus nos dê o privilégio de entendermos essas verdades, respeitando-as e tirando todo o proveito espiritual que vem delas. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b