Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Robustecendo a Fé)
Que tal um "Obrigado"?

Mauro Clark


- Muito obrigado por tudo!
- Ora, não há de que.

Uma das virtudes mais apreciadas no ser humano é a gratidão - que nada mais é do que a capacidade de reconhecer um favor recebido e querer retribuir. Quando não vem o “obrigado”, a conclusão é imediata: “Que sujeitinho ingrato!”

Assim, de maneira inversa, a ingratidão é um defeito antipatizado e mal visto. E pouco consegue esconder a má educação, o orgulho, a prepotência. Tem gente que acha muito difícil agradecer algo. Acha que é natural ser coberto de favores e nem lhe passa pela cabeça a idéia de retribuição. Contar com esse tipo de pessoa é decepção certa. E, por ironia, são exatamente eles os que mais pedem. É como se os outros tivessem obrigação de lhe prestar favores. Certamente você já foi vítima de ingratidão.  E dói muito, não é?

Agora eleve um pouco os seus pensamentos e pense: já imaginou a que nível anda a ingratidão dos homens para com Deus? Ele, que criou e mantém funcionando tudo o que existe!
Você tem vida?  Foi Deus quem lhe deu. Você tem uma esposa e filhos maravilhosos?  Foi Ele quem lhe deu. Saúde, alegria, felicidade, tudo vem dEle!

Pergunto: Você tem sido grato a Deus?
Antes de responder, lembre-se do aspecto duplo de gratidão: 1) Reconhecer que recebeu algo que o outro não tinha obrigação de fazê-lo. 2) Querer retribuir, com o desejo sincero do agradar àquele de quem recebeu o favor. A verdadeira gratidão só existe quando estão presentes esses dois elementos.

Muita gente fica só no primeiro e acha grande coisa o mero fato de acreditar que Deus existe e dá vida a todos. Talvez até pensem Deus é quem deve ser grato a eles por esse reconhecimento.

Você ficaria decepcionado com um amigo que dissesse “Muito obrigado, você me ajudou muito”, mas no dia seguinte se recusasse a lhe tirar de um aperto.
É neste aspecto que a maioria falha com Cristo. Muitos se dizem gratos e cantam a plenos pulmões “Obrigado, Senhor”. Mas, será que essas pessoas estão preocupadas em como agradar a Deus por tudo isso que agradecem? Ou apenas se acostumam a pedir a Ele tudo o que precisam, mas ficam só no pedir? Você se interessa em pesquisar sobre o que Deus mais gostaria de receber de você? Você anseia por agradá-lo?

Devemos tudo a Deus. Se cada um de nós ainda está vivo, é somente pela pura misericórdia de Deus. A rigor, pelos pecados que cometemos, todos já deveríamos ter morrido há muito tempo. Mas Deus é bom demais e dá várias oportunidades para que os homens se arrependam e se voltem para Ele.

Quanto aos que já nos tornamos filhos de Deus, pela fé em Cristo, que a nossa própria vida seja um “Obrigado, Senhor”!

 



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com