Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Robustecendo a Fé)
Para que serve?

Mauro Clark


Para que serve a Bíblia? Qual a sua utilidade prática? Que tipo de informação transmite e qual a sua influência sobre a vida cotidiana?
O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, disse: E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2Tm 3.15-16).

A finalidade básica e principal das Escrituras é levar as pessoas à salvação, pela fé no Senhor Jesus Cristo. Lemos ainda na própria Bíblia: E assim, a fé vem pela pregação e a Pregação pela palavra de Cristo. (Rm 10.17).
A fé, que é um dom de Deus, é dada através do contato com a Bíblia, seja a leitura direta ou o ouvir de mensagens nela baseadas. E mesmo aqueles que já são salvos, necessitam do seu alimento espiritual. A Bíblia ensina sobre a salvação, desvenda as revelações que Deus tem feito à humanidade, dá sabedoria para viver dentro dos padrões de Cristo, abre o entendimento sobre as coisas espirituais.
Apenas essa característica das Escrituras já seria suficiente para que se desse mais atenção aos seus ensinos e mais valor aos seus mandamentos.
Da próxima vez que colocar a Bíblia nas mãos, pense: “Aqui está o único livro do mundo através do qual o próprio Deus fala diretamente a mim. Aqui está o livro que pode mudar todo o meu destino, não somente aqui na terra, mas principalmente na eternidade, levando-me à salvação pela fé em Cristo. Ajuda-me, Senhor, a entender e obedecer à tua Palavra”.

Sobre a finalidade prática da Bíblia, o texto fala em ensino, repreensão, correção e educação na justiça.
Sempre que for ler a Bíblia, lembre-se que você é um aluno que tem muito a aprender, independente de sua idade, inteligência ou nível cultural. A Bíblia sempre terá algo a lhe ensinar. Você nunca a dominará completamente.
Alguma vez, lendo a Bíblia, você já se sentiu como uma criança levando uma repreensão? Isso pode até ferir o orgulho próprio, mas quem disse que não é sadio?
Quando uma autoridade nos repreende, certamente é visando a nossa correção e a Bíblia não foge a esta regra. Aquele que não aceita ser corrigido pelas Escrituras está lendo-a em vão.
A Bíblia educa na justiça. Mostra ao homem Como viver dentro dos princípios éticos, morais e espirituais que Deus deseja. Ela dá a interpretação correta dos fatos da vida e mostra como devemos agir e reagir para que Deus se agrade de nós e os nossos semelhantes nos respeitem e nos estimem.

Jamais encare a Bíblia como um livro simplesmente emocionante, com estórias bonitas e sábios conselhos. Ela é a Palavra do próprio Deus.



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com