Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Semeando a Palavra)
Guia ou Enfeite?

Mauro Clark


“Você tem uma Bíblia em casa?

 

“Claro, deve ser a resposta da maioria.

 

E você a lê? Agora poucos respondem sim.

 

Logicamente a próxima pergunta será: Então, por que tem? Afinal de contas, livro só serve para ser lido”.

 

Você já pensou nisso?

 

Existem dois tipos de coisas que temos em casa: as que usamos, compradas às vezes com grande sacrifício; e as imprestáveis, que não nos fariam a menor falta, provavelmente ganhas de presente, ou compradas numa liquidação apenas para satisfazer o gosto da pechincha. Ou então adquiridas por um erro de avaliação, na suposição de que seria de alguma utilidade.

 

Se você não tem lido a sua Bíblia, automaticamente já a enquadrou na segunda categoria: inútil.  E nesse caso, por qual motivo a possui?  Presente?  Liquidação?  Engano quanto à sua valia?

 

Talvez sua Bíblia seja uma exceção e não encaixe em nenhum dos casos.  E você a tem simplesmente para que ela transmita ares de religiosidade ao seu ambiente.  Ou então por uma espécie de superstição, tratando-a como um amuleto que dá sorte ao dono.

 

Seja como for, é lamentável o desprezo com que milhões de brasileiros tratam o seu exemplar da Bíblia, a Palavra de Deus, escrita por homens infalivelmente dirigidos pelo Espírito Santo.

 

Muitos chegam até ao extremo de se esquecer que a Bíblia foi feita para ser lida, e a utilizam como simples enfeite sobre um móvel, em enormes edições de luxo, cheias de desenhos coloridos e páginas douradas.  E muitas ficam ali abertas, anos a fio, acumulando poeira.

 

Isso é ofensivo ao Autor da Bíblia.  Você já imaginou se um dia escrevesse um livro e viesse a saber que os compradores o estavam usando apenas para adornar as prateleiras de suas estantes? Não é razoável utilizar-se como mero elemento de decoração as páginas através das quais o próprio Deus se comunicou aos homens, transmitindo o seu maravilhoso plano de salvação.

 

Seria muita ironia se uma dessas Bíblias expostas em alguma sala, estivesse aberta exatamente na página onde o Senhor Jesus diz: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.  A recriminação aqui não é por não terem a Bíblia, rnas por não conhecerem!  E talvez o maior erro que uma pessoa pode cometer em vida é não conhecer a Palavra de Deus. E essa ignorância bíblica implica automaticamente em se continuar no estado de perdição - pois são as sagradas letras que podem tornar-se sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

 

É possível que você não leia a Bíblia porque lhe ensinaram que ela é um livro complexo, difícil e fora de seu alcance, tendo sido escrita apenas para uma classe muito restrita de líderes espirituais, que detém o poder e direito de entendê-la e ensiná-la.  Mas não é assim.  A Bíblia foi escrita para toda e qualquer pessoa que deseje com sinceridade e humildade conhecer o que Deus tem para dizer aos homens.  E àquele que busca as Escrituras com o coração submisso e reverente, com toda certeza não faltará iluminação do Espírito Santo para que a Palavra de Deus lhe penetre a alma sedenta da verdade.

 

Não se pode negar a infinita profundidade da Bíblia, que, sendo um livro de autoria do próprio Deus, jamais terá seus assuntos completamente esgotados pela razão humana.  Ao mesmo tempo, porém, (e aqui está um mistério) o mais simples dos homens poderá entender perfeitamente a sua mensagem, estabelecendo um relacionamento direto com o Senhor Jesus Cristo e tendo seu espírito fartamente alimentado com a leitura da Sua Palavra.

 

Seria bom lembrar, porém, que não é só com assuntos espirituais que a Bíblia se ocupa.  Ela também dá lições valiosíssimas sobre a conduta humana, nos campos moral e social. É um verdadeiro mapa para quem quer seguir os caminhos de Deus, vivendo uma vida correta, fazendo o bem segundo os padrões divinos e, através de Jesus Cristo, alcançar a vida eterna.

 

Retire sua Bíblia da categoria de objeto inútil e a transforme em inseparável e insubstituível guia de vida.  Para isso ela foi feita.

 



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com