Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Semeando a Palavra)
Que Deus é esse?

Mauro Clark


“Que Deus é esse, que ainda per­mite um homem desse viver?”

Essa foi a indignada pergunta de alguém chocado com a notícia de um homem que estuprou uma criança de sete anos de idade.

Antes de tudo, devo dizer que entendo perfeitamente a revolta do que perguntou. A realidade desta vida é tão dura, tão cruel, tão desumana, que muitas vezes achamos difícil acreditar que um Deus justo esteja no controle de tudo. Por outro lado, o velho ditado “as aparências enganam” pode ser usado também em assuntos espirituais. E é exatamente o que acontece nesse caso.

O fato de Deus aparentemente não estar se incomodando com barbaridade como aquela – e muitas outras -, não significa que de fato é assim. A Bíblia não deixa dúvidas que Deus vai pedir contas e retribuir cada homem conforme os atos que praticou em vida: Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. (Jr. 17.10).

Agora, é  bom lembrar que a maneira de Deus agir não é igual à nossa. Ele é Deus, nós não somos. Ele é Todo-Poderoso, o homem não é. Deus é sem pecado, o homem não é. Deus é absolutamente justo, o homem não é. E poderíamos continuar citando as infinitas diferenças entre Criador e criatura. Veja o que Deus disse: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos; diz o Senhor. (is 55.8).

Quanto ao caso do estuprador, fique certo de que ele será punido.  Mas não do modo como você puniria, e sim à maneira de Deus. Não no momento em que você faria, mas quando Deus resolver que chegou a hora.

Mais uma coisa: o estupro é um pecado horrível, sem dúvida. Como também é o assassinato, a tortura, a violência e tantos outros que você se alegra por não praticá-los. Mas, olhe bem, a mentira também é pecado sério diante de Deus. E a in­veja, o amor ao dinheiro, imoralidade, a idolatria, a desonestidade, a exploração, e muitíssimos outros.

Agora, com toda certeza, muitos desses estão na sua lista. E aí, como é que fica? Seria interessante imaginar aquele estuprador perguntando: “Que Deus é este, que permite viver tanta gente invejosa, avarenta, mentirosa e desonesta por aí?”.

Pois é, você fica indignado porque Deus não descarrega logo toda a ira dEle nos estupradores e assassinos. Mas qual tem sido a sua providência no sentido de escapar da ira de Deus que será jogada sobre você, pelos pecados que você tem cometido? E fique certo que isso vai acontecer. A menos, é claro, que você se torne quite diante de Deus, através da fé em Cristo Jesus. Esta é a única maneira de você entender melhor a justiça de Deus e de escapar da condenação eterna que aguarda todos os homens sem Cristo - do mais perverso estuprador ao mais simples mentiroso.



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com