Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Semeando a Palavra)
Cuidado com o seu caminho!

Mauro Clark


Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. - Pv 16.25.

Muitos já tiveram a experiência de ir viajando de automóvel e perceber, de repente, que a estrada estava interrompida. Um grande susto, um freio brusco e o carro parado a um metro do perigo. Aquela estrada, que para os viajantes ia dar na cidade seguinte, quase terminou em morte. E quantos de fato encontraram a morte pelas rodovias deste mundo.

Mas o autor sagrado não escreveu este provérbio para nos alertar propriamente dos perigos nas estradas. Ele se refere aos caminhos da vida!
De tudo o que aprendeu na vida - dos pais, dos professores, dos colegas, dos patrões; na rua, na igreja, nas viagens -  cada um filtra o que lhe convém e adota para si uma maneira de viver. E assim estabelece os seus princípios éticos, morais e sociais. Como se falasse para si mesmo: “É por este caminho que eu vou, pois é o que eu acho direito”.

Para muitos, no campo espiritual não é diferente. Chegam às próprias conclusões, que servirão como balizas para o seu comportamento religioso. É como se cada um tivesse escolhido a sua “religiãozinha particular”, por achar que ali está o que é correto.

Mas vale a pergunta: o fato de cada um achar o seu próprio caminho direito, isso o torna realmente direito?
Quem disse que o homem pode confiar no seu próprio ponto de vista? Quem falou que os homens estão capacitados a tirarem as próprias conclusões sobre assuntos espirituais?
Da Palavra de Deus é que esta idéia não procede. A Bíblia ensina exatamente o contrário: Não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram a uma se fizeram inúteis. Rm 3.11-12.

O homem já nasce com o relacionamento cortado com Deus e não tem percepção correta para as coisas divinas. Não tem qualquer autoridade para falar de assuntos espirituais. O que pensam e afirmam não passa de especulação.
Quem confiaria num médico para calcular a quantidade de concreto e aço de um edifício de dez andares? Ou se disporia a ser operado por um engenheiro? Ninguém que tenha juízo.
Pois muitos estão cometendo a loucura de confiar os próprios destinos a pessoas sem condições de assumirem esta imensa responsabilidade. Que pessoas? Eles mesmos! Auto-elegeram-se guias em caminhos que eles próprios não conhecem.

O ser humano precisa ser mais humilde e reconhecer que, se é limitado mesmo em coisas desta vida, quanto mais em assuntos que transcendem à nossa inteligência. Mais humildes para entregarem o controle de suas vidas a Alguém que seja um caminho que dê em vida.

Mas... quem é este caminho? Qual é a alternativa para quem reconhece o perigo de seguir por caminhos que dê em morte, e está ansioso para percorrer uma estrada que chegue a Deus? Até o próximo Artigo...



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com