Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Semeando a Palavra)
Quem são os santos?

Mauro Clark


Criado na Igreja Católica, cresci com uma ideia de “santo” que, embora não muito clara, incluía a ideia de alguém muito religioso, talvez um mártir, que morreu há muito tempo. E havia no calendário um dia especial, 1º. de novembro, dedicado a todos eles. Quando criança, esperava alegremente por esse dia, pois era feriado e, juntamente com o dia seguinte (Dia dos Mortos) formavam uma bem-vinda pausa das aulas!

Quando me converti a Cristo, já adulto, é que fui conhecer o ensino da Bíblia sobre santos.

 

Antes de mais nada, é importante observar que o conceito “santo” é aplicado ao próprio Deus: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória. (Isaías 6.3). O Senhor Jesus foi reconhecido como o Santo de Deus. (Marcos 1.24). O próprio Espírito de Deus é chamado Espírito Santo.

A palavra “santo” significa, basicamente, separado (de algo incontaminado) e, portanto, puro.  A santidade absoluta é um atributo de Deus que, em sua essência divina, é completamente separado da Sua Criação, isento de qualquer contaminação pelo mal.

Deus disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, e sereis santo, porque eu sou santo (Levítico 11.44).

Deus afirma aqui a Sua santidade, exigindo também santidade para aqueles que se propunham a ser o Seu povo e a obedecê-Lo.  Quando aplicada a pessoas e a objetos, a palavra “santo” carrega também a idéia de consagrado, dedicado especialmente a Deus.

No Novo Testamento os santos são as pessoas que crêem no Senhor Jesus Cristo e já O aceitaram como Senhor. 

Paulo escreveu.  À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1Coríntios 1.2)

Veja como os crentes de Corinto são chamados aqui: santificados em Cristo Jesus.  A santidade, do ponto de vista neo-testamentário, não é um modo exemplar de vida, alcançado ao longo de muitos anos fazendo o bem. É ótimo que o mundo tenha pessoas assim, mas esse comportamento altruísta, apesar de sadio e altamente benéfico à sociedade, não é o que caracteriza a santidade.

A santidade está vinculada à posição da pessoa com relação a Cristo. Aquele que crê em Jesus e O reconhece como Salvador pessoal, esse tem imediatamente os seus pecados perdoados, tornando-se assim puro, limpo e separado do mundo por Deus, para fazer parte da Sua família, dedicado a servi-Lo e consagrado a uma vida obediente a Seus princípios.  Esse é o santo do Novo Testamento.

Observe que alguém se torna santo logo no início de sua vida como salva no Senhor Jesus, e não após a morte. 

Paulo escreveu vária cartas aos santos da sua época. Além da que já citamos acima, vejamos ainda mais dois exemplos: Paulo... à Igreja de Deus, que está em Corinto, e a todos os santos em toda a Acaia (2Coríntios 1.1) e Paulo... aos santos que vivem em Éfeso... (Efésios 1.1).

Se até hoje você sempre ouviu falara em “santo que já morreu”, saiba que existem santos bem vivos, ao seu redor! E esses são santos não por algum merecimento pessoal ou por um tipo de vida ascética. Mas porque crêem e obedecem ao Filho de Deus. São declarados santos não por um grupo de homens que se arrogam esse poder, mas pelo próprio Deus, que assim os elegeu: Revesti-vos pois, como eleitos de Deus santos e amados... (Colossenses 3.12).

Termino lembrando que o culto a pessoas que já morreram é proibido pelas Escrituras.  Somente Deus é digno de receber orações e reconhecimento de soberania e poder.  Peca contra Deus e muito O ofende quem tenta chegar a Ele através do seu “santo predileto”, morto há muito tempo.

Em vez disso, por que você mesmo não se torna um verdadeiro santo, através do Senhor Jesus Cristo e passa a entrar pessoalmente na presença de Deus, como um filho amado?

 



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com