Um site para quem precisa da Verdade
ARTIGOS (Semeando a Palavra)
Tem Certeza?

Mauro Clark


- O que será de você depois da sua morte?
- Ah, isso eu não sei, só Deus! Certeza mesmo, vou ter quando chegar a hora.

Essa é uma resposta muito comum. E quem pensa assim, geralmente acha que é prepotência alguém afirmar que é salvo.  Mas será que é mesmo? É fato que ninguém pode ter certeza do próprio destino eterno?
A Bíblia conta que certa vez Jesus entrou na casa de um coletor de impostos, chamado Zaqueu. Embora explorador e malquisto pela sociedade, aquele homem mostrou visíveis sinais de arrependimento e recebeu Jesus com muita alegria. Tal foi a mudança operada nele que Jesus disse: “Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. (Lucas 19.9) Eis uma afirmação categórica sobre a salvação de uma determinada pessoa.
Embora a salvação seja um ato sobrenatural do próprio Deus e oferecido por Ele a todos os homens, apenas alguns serão salvos. Quem? Os que se arrependem de seus pecados e aceitam humildemente a salvação que Cristo oferece. Parte inerente dessa atitude é a disposição de tudo fazer para obedecê-Lo dali em diante.
É importante notar que a salvação espiritual é um acontecimento bem definido no tempo e no espaço: tem hora e local certos de acontecer. É como um nascimento.
Observe bem a frase de Jesus: Hoje houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.  Ele disse claramente o tempo  (hoje), o local (naquela casa) e a pessoa (Zaqueu) referentes àquela salvação. Salvação não é apresentada aqui como algo vaga e indefinida.
Essa generalizada incerteza sobre a própria salvação, decorre de desconhecimento da Bíblia, agravado pela maneira como muitos agem com relação a este assunto. Vivem alheios à vontade de Deus expressa na Bíblia, embora (talvez até para compensar) sejam religiosos. E ficam torcendo para que essa religiosidade possa ajudá-los a obter um bom futuro para as suas existências pós-túmulo. Não se trata de convicção, mas de uma esperança confusa e sofrida.
Depois daquele episódio, é difícil imaginarmos Zaqueu em dúvida se estava realmente salvo. Além da sua decisão pessoal, ele teve o privilégio de ouvir do próprio Jesus a afirmação.
Jesus disse: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem (não “terá”, mas “tem”) a vida eterna, não entra em juízo, mas passou (não “passará”, mas “passou”) da morte para a vida . (João 5.24)
A salvação em Cristo é maravilhosa demais para ficar no desconhecimento daqueles que a possuem. O Salvador mesmo faz questão de que os salvos comecem a viver logo, ainda nesta vida, no gozo de tal certeza e no aguardo tranqüilo de uma vida eterna em Sua companhia.
E então, o que será de você depois da sua morte? Tem certeza?



Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com