PREGAÇÃO

Guardando a alma

Pv 22.5      23 minutos      14/10/2012         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Guardando a alma
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


5 Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles.
##########

Perverso: hebr.: deformado, torto, perverso.É uma das várias formas que Provérbios se refere a alguém sem Deus (insensato, injusto, ímpio).
Erro imaginar alguém malvado, com cara de bandido. Refere-se a alguém que anda onde quer, faz o que bem entende, é lei para si próprio. Ou seja, traça e segue o seu próprio CAMINHO. Alguém assim vai encontrar espinhos e laços.
Espinhos: causam arranhões, que doem, machucam. Espinhos na vida: angústias, remorsos, pessoas que “não se acham”, desenquadradas.
Laços: armadilhas. Vida cheia de surpresas desagradáveis, planos frustrados.
Em suma, terá vida ÁRDUA e PERIGOSA.
O irônico é que alguém assim geralmente se orgulha de ser LIVRE. Mas percebe que paga um preço altíssimo por essa “liberdade”.

Contraste:
o que guarda a sua alma
guardar: hebr.: vigiar, prestar atenção, observar.
alma: pessoa, ser, vida
retira-se para longe deles (ou seja, dos espinhos e laços):
Quem é cuidadoso consigo mesmo vai examinar bem os rumos que toma, lugares que freqüenta e as companhias que escolhe.
Resultado: menos espinhos e laços, ou seja, menos angústias, menos sofrimento.

Parece óbvio que todo mundo é assim. Mas a maioria, a rigor, não cuida de si. São pessoas que agem contra si mesmas, descuidadas com a própria alma, não se poupam. Infligem males a si mesmas!

Mesmo que a passagem não fale de Deus, quero fazer uma observação: de maneira exata, só há uma maneira de alguém realmente guardar “pra valer” a própria alma: entregando-a a Cristo.

Graças a Deus que nós, irmãos, já fizemos isso.
Mas, mesmo entre crentes, alguns guardam mais a si próprios do que outros. Tem aqueles que agem de maneira tão descuidada, que praticamente estão procurando espinhos para pisar e armadilhas para cair!
Detalhe: se alguém procura uma armadilha, então não é mais um tropeço da vida, mas uma queda auto provocada!
E tem aqueles que são cuidadosos, que tratam a alma como alguém que sai do banco com um maço de dinheiro: olhando para os lados, andando rápido, tentando atingir um lugar seguro. Ou alguém que segura uma louça de cristal: com delicadeza e toda a atenção.

Meu irmão, já bastam os espinhos e ciladas que a própria existência no traz neste mundo. Cuida da sua alma, do seu corpo, do seu ser. Proteja-se, zele por você mesmo.
Se não por amor próprio, pelo menos por responsabilidade, porque você está vivendo num corpo que não é seu, tem uma alma que foi comprada por Cristo.

Guarde a si mesmo, porque você pertence a Cristo!

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 69 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2021
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2021 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b