PREGAÇÃO

Pescando

Mt 4.18-22; Lc 5.1-11; Mc 1.16-20      60 minutos      18/11/2012         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Pescando
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. 22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.
############

Na última mensagem usei Lucas como texto base. Hoje usarei Mateus.  
Já comentamos a história como um todo.
Hoje veremos a chamada de Jesus a 4 homens para que fossem pescadores de homens.

Como falei na pregação passada, DOIS aspectos se superpõem na chamada de Pedro:
1. A chamada para ser discípulo de Cristo, que implica em dedicar o coração a Cristo. Foi o assunto da pregação passada.
2. Uma vez discípulo, a chamada para servir: dedicar o tempo, os esforços, energia a Ele.
Embora alguns são chamados de maneira especial (pastores, missionários, etc, como foi o caso de Pedro), a chamada para servir envolve TODOS os crentes. Todos são servos.
E é esse aspecto da chamada geral para serviço que enfatizarei hoje.

Muita coisa está incluída nessa simples frase:
1) Quem era o chefe.
Jesus não estava chamando para uma sociedade, ou para um empreendimento qualquer, em que eles seriam iguais ou mesmo sócios minoritários. A chamada era para seguir, obedecer rigorosamente a Ele, Jesus.
NÃO É “ide na minha frente” ou “ande ao meu lado”, mas vinde APÓS mim! Como se dissesse: “Eu vou na frente, eu dou o rumo.”

Hoje é a mesma coisa.
Quando alguém é exortado a se converter ao Senhor Jesus Cristo, está sendo convidado a SEGUIR APÓS ELE, a obedecê-Lo.
Ele próprio reclamou de algumas pessoas: Lc 6.46.
ELE dita as condições. E mostra o que fazer, como fazer, quando fazer. Ele mostra tudo!
É comum ouvir pessoas que se dizem crentes, mas estão longe de uma vida de obediência a Cristo.
Outras dizem “Creio em Jesus, mas EU ACHO isso ou aquilo”.
Parece que estão querendo ir é NA FRENTE dEle!

Será que essas pessoas estão SEGUINDO APÓS Cristo, no mesmo sentido em que Ele chamou Pedro?
Alguém disse “A primeira palavra de Cristo aos Seus discípulos não foi “Ide”, mas “Vinde”!
Você está seguindo a Cristo daquela maneira?

2) Eles seriam investidos de uma atividade nova da qual não tinham a menor idéia.
Vos farei: futuro.
Não teria sentido Jesus dizer “Vos farei pescadores de peixe”, porque isso eles já eram!

Aquele que é convidado para aceitar o Evangelho esta sendo convidado para realizar algo completamente novo.E, antes disso, se tornar algo novo.
Não apenas uma mudança de costumes ou de certas facetas de sua personalidade.
Mas um NOVO NASCIMENTO: Jo 3.3
Quem decide ir após Cristo torna-se uma nova criatura: 2Co 5.17

Homens sempre buscam “coisas novas”. Basta ver os rótulos nas embalagens. Novos produtos, novas experiências físicas, mentais (drogas), espirituais (religiões). Nada disso acrescenta de fato algo de novo DENTRO do homem.
A única proposta que oferece isso é a conversão a Cristo.
E junto com a conversão, muitas coisas completamente NOVAS:
* Alvos
* Costumes
* Preferências
* Atividades

Mas a maioria não quer! Que pena!

3) Essa transformação pela qual eles iriam passar, estaria sob a total RESPONSABILIDADE, INICIATIVA E CAPACIDADE de Jesus.
Eu vos farei: Pedro não se transformaria por si próprio. As circunstâncias não iriam transformá-lo. Esse seria um trabalho pessoalmente desenvolvido por Jesus. Ele iria ensiná-los, repreendê-los, treiná-los.

Todas as transformações pelas quais um novo crente passa são trabalho de Cristo. O Espírito Santo é o Seu substituto para realizar essas coisas: Jo 14.26
Se um dia você ver uma pessoa completamente mudada após a conversão, saiba que não foi ela própria que resolveu se aperfeiçoar.
Você está vendo o resultado visível do trabalho do Espírito Santo naquela vida: Jo 3.8

4) O QUE eles seriam feitos por Jesus
Em vez de peixes, iriam apanhar homens. Para quem? Para eles próprios? Não. Para Jesus.
Pedro disse isso em pleno trabalho: At 2.37-38

Quem resolve seguir a Jesus, logo recebe a mesma tarefa: pescar homens para Deus, ganhar almas, recuperar pessoas perdidas em seus pecados. Como fazer isso? Pregando o Evangelho.

eu vos farei PESCADORES de homens
Não “caçadores de homens.” O caçador vê a caça antes de atirar. Mas o pescador não vê o peixe antes de estar fisgado ou preso na rede.
Ele joga o anzol e aguarda. Às vezes horas. Ou joga a rede várias vezes. Não vai logo embora porque não sabe se tem peixe aIi embaixo ou não.

O crente nunca sabe se tem “peixe onde ele está “pescando, nunca sabe quando irá se converter uma alma. E continuará pescando, confiando que apanhará um no momento que Jesus quiser.

Jesus provou a Pedro que podia encher de peixes um barco, onde antes não havia UM peixe sequer. Era a maneira de mostrar que Pedro ganharia almas no local, na quantidade e no momento que Jesus quisesse.
No dia de Pentecestes Jesus “encheu o barco” de Pedro com peixes espirituais: 3.000 almas foram pescadas!
Certamente houve dias de completa falta de peixe.

Alguém falou: “Para ser bom pescador é preciso grande otimismo e pequena memória!”. O crente também é otimista e não se impressiona com os esforços sem resultado.

O caçador pode escolher o animal em que vai atirar. O pescador, por não ver o peixe antes, não ESCOLHE a qualidade do peixe que pescará. Pode ser uma piaba de 10 cm ou um surubim de 3 quilos. Quando joga o anzol ou a rede, está disposto a pegar o que vier. O tamanho e qualidade do peixe que morde o anzol não é mérito nem defeito dele.

O crente se alegra com o que o Senhor Jesus colocar na sua rede. Não é problema nosso a qualidade do que é pescado.
Não devemos ficar vaidosos se “pescarmos” uma pessoa culta e nem tristes de for alguém sem nenhum conhecimento.
Tudo é válido, pois o que Jesus quer é que pesquemos homens (pessoas).

Quanto ao método, um pesca com anzol, outro com rede, dinamite, flecha.

Os métodos de evangelizar e ganhar almas também variam: pessoalmente (conversas, porta a porta), para muitos de uma vez (pregações palestras, escrevendo). O importante é se dispor a pescar, seja qual for o método.

Você, irmão, como está a sua pescaria?
O pescador, apesar de não poder escolher, precisa prepara o anzol com isca adequada ou uma rede bem costurada. Ou seja, tem de pescar com SERIEDADE: com preparo e disposição.

No Titanic morreu o pregador inglês John Harper récem-chamado por uma igreja nos EUA
Dois testemunhos de sobreviventes:
*A última vez que o vi, estava inclinado sobre a grade, implorando um jovem para aceitar Cristo.
*Homem encontrado boiando num pedaço de madeira: “Fui o último convertido de Harper”
Isso é pescar homens!

Irmão, honre a Deus na honrosa tarefa de ganhar almas para Cristo.
E mais: seriedade inclui não apenas pregar com conhecimento e esforço, mas com o respaldo de uma vida coerente.

E para você, amigo, termino pedindo que considere o seguinte: ao ser pescado, todo peixe está vivo e termina morto. Com Cristo, ao ser pescado todo homem está morto (em seus pecados) e termina vivo (pela fé recebida de Cristo). Que contraste!
Que a rede de Cristo lhe envolva com laços de amor e você se torne um discípulo dEle.

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b