Época: aprox.. 800 aC.
Acabe: pior rei de Israel (Norte). Idólatra, hostil a Deus e seus profetas.
Resumir pregação passada.
Estamos no ponto em que Acabe foi assumir a vinha de Nabote (v.16).
v. 17-20
O profeta Elias entra em cena.
Deus manda o profeta se encontrar com Acabe na própria vinha.
Duas acusações e uma condenação.
Acusações: matou e ainda tomou a herança.
Mas quem mandou matar não foi Jezabel? Sim, mas o rei obviamente acompanhou tudo e permitiu. Conivência total. E afinal ele era o rei.
Condenação: os cães lamberiam o sangue dele no mesmo local onde lamberam o de Nabote. Ou seja, morte violenta, em lugar público. Predição terrível. Não fala de prazo.
O rei e o profeta se encontram. Como sempre, diálogo áspero.
O rei chama o profeta de Deus de inimigo. Mas portador não merece pancada.
Na realidade o grande inimigo de Acabe era o próprio Deus, de quem Elias era servo.
Deus tem inimizade com alguns tipos de pessoas. Exemplo: Tg 4.4
Contraste: Abraão, amigo de Deus (Tg 2.23). Davi: segundo o meu coração (At 13.22)
E cada crente: amigo de Cristo! Jo 15.14
v. 21-26
Agora Elias inicia uma profecia, talvez revelada naquele exato momento.
Às vezes Elias usa a 1a. pessoa, como se fosse o próprio Deus falando.
5 coisas na profecia:
1. Todos os de sexo masculino seriam exterminados e Acabe ficaria sem herdeiro ao trono, sem posteridade. (Como ocorreu com Jeroboão e Baasa)
2. Jezabel seria devorada por cães na mesma cidade onde mandara matar Nabote
3. Os parentes de Acabe seriam devorados por cães e aves
4. Acusação formal de que Acabe havia sido o pior rei até aquele momento, idólatra, fazendo a mesma coisa dos povos que Deus destruiu através dos judeus, quando chegaram em Canaã
5. Acusação formal de que Acabe era manipulado pela mulher, que o instigava.
v. 27-29
Acabe ficou chocadíssimo com o que ouvira de Deus, através de Elias.
E ficou triste, jejuou, andava cabisbaixo.
Reação de Deus: por causa da reação de Acabe, Deus adiou a destruição dos herdeiros e a morte de Jezabel para depois da morte de Acabe.
Quanto ao próprio Acabe, morreu no ano seguinte e os cães lamberam o sangue dele, embora não exatamente no mesmo lugar (1Re 22.38).
Mas o neto, Jorão, foi morto no mesmo lugar em Jezreel (2Re 9.24-26). (12 anos depois)
E depois todos os descendentes foram mortos por Jeús: 2Re 10.6-7, 10-11
Duas observações:
1. É evidente que não houve arrependimento profundo de Acabe, em termos de conversão a Deus.
Logo o vemos hostil a Deus e perverso contra um profeta de Deus, Micaías.
O que então Deus viu nele? Remorso, consciência doendo, angústia com o próprio futuro e o da sua descendência.
Mas dor na consciência não é arrependimento. Apenas convicção de que fez algo errado.
Não implica na decisão de mudar de rumo, de não proceder daquela maneira no futuro.
Arrependimento: fundamental para a conversão: Mt 4.17; At 2.38
Mas não um arrependimento tipo Acabe, ou tipo Esaú: Hb 12.16-17
A Bíblia fala muito em apostasia: alguém conhece bem o Evangelho, professa arrependimento e fé em Cristo, identifica-se como nova criatura, é batizado, torna-se membro de uma igreja, trabalha na obra de Deus - mas depois de afasta totalmente.
O que houve? Um processo de salvação que não foi completado.
Hb 6.4-8 trata exatamente isso.
v. 6.6: impossível outra vez renová-los para arrependimento.
É como se essa pessoa estivesse no ponto de arrependimento, mas não foi adiante.
Certo que o arrependimento que salva é um trabalho de Deus no coração (Rm 2.4), como tudo o que ocorre no processo da salvação.
Mas evidentemente há participação humana.
E embora esteja sempre subordinada à soberania de Deus, a participação humana é vital, aos olhos de Deus.
Ou seja, o pecador é totalmente responsável diante de Deus por se arrepender ou não.
É trágico, mas há muitos que, embora professem ser crentes, nunca passaram pelo verdadeiro arrependimento que tem de preceder a fé que salva.
O que fazer, viver apavorado com medo de ser um assim? Não. Mas sempre se checar.
2. Impressionante como Deus se sensibilizou com o quebrantamento de um homem como Acabe, perverso, idólatra, ambicioso, da pior espécie.
E mesmo sem ter havido conversão! Bastou haver humilhação e isso tocou o coração de Deus, que recompensou Acabe, poupando-o de ver a morte da sua mulher e dos descendentes masculinos.
Na realidade, Deus é extremamente sensível ao quebrantamento de qualquer pessoa:
Sl 34.18; 51.17; 138.6; Is 66.2; 57.15
Exemplos:
* Manassés (rei em Judá, aprox.. 700 aC)
* Nabucodonosor (rei da Babilônia, aprox.. 600 aC)
* Moradores de Nínive
* Saulo de Tarso
Amigo, humilhe-se perante Deus, mas para valer, arrependido, pedindo perdão e aceitando Cristo.
Você conhecerá um Deus misericordioso que nunca havia conhecido antes. Sl 32.3-5
E você, crente, continue andando humilde diante de Deus.
Não permita que a certeza da salvação lhe torne insensível, achando que Deus não se incomoda mais com os seus pecados.
Trate com Deus cada pecado, triste, contrito, arrependido.
Encerro com uma pergunta: E Nabote?
Foi desonrado, humilhado, apedrejado e morto. Perdeu não apenas a terra, mas a vida!
Parece que fez um péssimo negócio, ao se negar a vender a terra para Acabe.
Em termos terrenos, sim. Mas olhando para o alto, não.
Na realidade fez um grande negócio. Ficou com a boa parte. Foi fiel a Deus e O agradou.
Qualquer ou ação, ou atitude, ou pensamento em que alguém agrada a Deus, é um grande negócio!
E o contrário: qualquer coisa que desagrade a Deus, é um péssimo negócio.
Você tem feito bons ou maus negócios?
Que Deus nos abençoe. Amém