Esta é a segunda das duas pregações sobre a divindade do Espírito Santo.
Na pregação passada, depois de vermos passagens que indicam que o Espírito Santo é uma Pessoa, ficamos de ver 4 categorias de passagens que mostram que o Espírito Santo é Deus:
1. Afirmações diretas
2. Atribuições exclusivas de Deus
3. Associação íntima com as outras duas Pessoas da Trindade
4. Participação fundamental e única no ministério de Jesus Cristo
As duas primeiras vimos lá mesmo e agora vejamos as duas últimas:
3. Associação íntima com as outras duas Pessoas da Trindade
Com o Pai:
1Co 2.10-11 com Rm 8.26-27:
Pai e Espírito Santo numa comunhão íntima e extremamente misteriosa, em que a 2ª. Pessoa da Trindade perscruta a mente da 1ª e vice-versa.
Com o Filho:
Rm 8.26 com Hb 7.25: o Espírito Santo e o Filho se complementam na intercessão por nós.
O Espírito Santo nos ajuda junto ao Pai quanto às nossas orações.
O Filho nos ajuda junto ao Pai quanto à nossa aceitação com base no trabalho dEle, Filho.
Com o Pai e o Filho:
* O Espírito Santo, também chamado de Consolador (ou outro Consolador) terá a missão crucial de convencer o mundo do pecado, falar de Cristo, levar à conversão e habitar no crente.
E nessas atividades, Ele é enviado tanto pelo Filho quanto pelo Pai: Jo 14.16,26; 15.26
* Na fórmula batismal: Mt 28.19
O batismo formaliza a entrada do crente no cristianismo, quando declara que morreu para o mundo e ressuscitou para uma nova vida em Cristo.
Pois na declaração formal e solene que Cristo ordenou fosse pronunciado para o batizando publicamente, o nome do Espírito Santo está ao lado do Pai e do Filho, deixando claro que cada Pessoa da Trindade tem um papel específico no plana, na execução e na aplicação da salvação.
* Só podemos servir ao Deus vivo porque temos a nossa consciência purificada pelo sangue de Cristo. E esse oferecimento que Cristo fez de Si mesmo Deus foi feito através do Espírito Santo (talvez significando “no poder do Espírito Santo): Hb 9.14
Participação conjunta do Espírito Santo com as Pessoas do Pai e do Filho na execução do plano da salvação.
* Gl 4.6: Nossa relação com o Pai celeste só existe porque Cristo é Filho de Deus. Cristo é filho Único, legítimo. Nós somos adotados. Seja como for, somos filhos. E essa noção de que somos filhos, a nossa intimidade com o Pai, todo o usufruir dessa relação só é possível porque temos em nós o Espírito Santo, aqui chamado de Espírito de seu Filho.
Toda a Trindade opera no processo de termos sido feitos filhos de Deus, em Cristo.
* 2Co 13.13: Esta carta aos coríntios foi emocionada, pessoal, difícil, dolorida. Uma carta muito especial.
E Paulo resolve encerrá-la com um apelo para algumas atitudes gerais, tomando como base aspectos da influência individual de cada Pessoa da Trindade nos crentes.
Veja como o Espírito Santo está lado a lado das Pessoas do Pai e do Filho.
Em TODAS essas passagens, a interação do Espírito Santo com as outras Pessoas da Trindade é feita envolvendo a salvação dos que se arrependem e creem e, obviamente, sempre em BENEFÍCIO dos eleitos!
4. Participação fundamental e única no ministério de Jesus Cristo
Is 11.2; 61.1-2: ungir: hebr. משח mashach: untar, ungir, espalhar um líquido; metáf: ungir como consagração, consagrar
Passagens messiânica, indicando uma característica fundamental do ministério do Messias na terra: seria cheio da sabedoria do Espírito Santo e ungido por Ele, Espírito.
Essa sabedoria e unção não teria como resultado apenas a santidade de Jesus, mas todo um comportamento, uma vida de serviço e a prática de atividades tudo detalhadamente dirigido pelo Espírito de Deus: pregar, curar, proclamar, etc.
750 anos depois o próprio Jesus declarava solenemente que estas profecias se cumpriam nEle: Lc 4.16-21
Logo no início da apresentação de Jesus a um grupo de gentios, na casa de Cornélio, Pedro assim caracteriza Jesus: At 10.36-38
ungir: grego χριω ch rio: ungir, consagrar
A Pessoa do Espírito Santo sempre esteve profundamente unida com a Pessoa de Jesus e extremamente atuante no ministério dEle.
Lc 3.21-22
Batismo de Jesus:
O fato da forma que representava o Espírito Santo surgir sobre Jesus, indica a ideia de superintendência, direção.
Impressionante a clareza com que a cena se encaixa com com Is 42.1: precisamente a mesma afirmação de se comprazer no Seu Servo e de colocar sobre Ele o Espírito Santo.
Lc 4.1,14
Tres vezes Lucas se refere ao poder do Espírito Santo sobre Jesus.
Na primeira, retoma o final do batismo e diz que Jesus saiu de lá cheio do Espírito Santo (ou seja, a presença do Espírito Santo representada pela forma de pomba sobre Ele, não era algo provisório, mas definitiva, que acompanharia Jesus durante todo o ministério.
Depois diz que o próprio Espírito Santo o levou ao deserto, para ser tentado.
E no final da tentação, volta a dizer que Jesus estava no poder do Espírito quando se dirigiu à Galileia e ali começou de fato o seu ministério.
Lucas não queria deixar dúvidas que Jesus estava super e totalmente assistido pelo Espírito Santo.
Mt 12.28
Agora em pleno ministério, Jesus se defende da acusação de que expelia demônios pelo poder de Belzebu.
Interessante é que Ele reconhece que expelia demônios pelo poder de Alguém que atuava nEle, não o próprio poder dEle (Ele estava “esvaziado” do uso pleno dos Seus poderes).
E esse Alguém era exatamente o Espírito de Deus - o que provava que Jesus estava oferecendo o próprio reino de Deus.
Jo 3.34
Por ser enviado de Deus é de se esperar que Jesus só fale as palavras de Deus.
E a maneira de PROVAR que é isso o que acontece, é exatamente alegando que Ele, Jesus, recebe o Espírito Santo de maneira abundante, sem reservas, sem restrição.
Os profetas, sim, era inspirados pelo Espírito Santo de maneira bem limitada, mas não Jesus.
Hb 9.14:
O Espírito Santo foi o Agente pelo qual Jesus legitimou a oferta de Si mesmo a Deus.
A lembrança de que o Espírito é Eterno, indica a natureza eterna do sacrifício de Cristo, em termos de eficácia, de duração.
Espero que essas duas pregações contribuam para que você tenha não apenas mais base na sua convicção da divindade do Espírito Santo, mas passe a considerar e refletir sobre a maravilha que é ter o próprio Deus habitando em você, dirigindo você, selando você para a vida eterna.
E você, amigo, peça a Deus que envie o Espírito dEle para lhe convencer do seu pecado e lhe levar aos pés de Cristo. E depois às mãos protetoras de Cristo. E depois ao colo acolhedor de Cristo. E depois ao próprio céu onde Cristo está.
Que Deus nos abençoe. Amém