2Co 5.1-5 51 minutos 05/10/2014
Mauro Clark
No final do cap.4 Paulo estava falando do desgaste do homem terreno e da renovação do homem espiritual. E também que a nossa tribulação aqui produz eterno peso de glória, acima de toda comparação.
Agora entra mais fundo na complexíssima questão das mudanças que ocorrem no crente com a chegada inexorável da morte e início da vida no céu.
v.1
Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer...
Sabemos: por revelação direta, não por experiência própria ou dedução.
casa terrestre: corpo terreno
deste tabernáculo: σκηνος skenos: lit. tabernáculo, tenda.
Termo usado para o tabernáculo de Moisés no deserto, o templo em Jerusalém, o templo celestial (que serviu de modelo para o tempo de Moisés).
Aqui é usado metaforicamente para o corpo humano, no qual a alma habita como se fosse uma tenda, e que é destruída na morte.
se desfizer: καταλυω kataluo: dissolver, destruir, demolir, derrubar
Em suma: quando este corpo perecer, morrer.
temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
da parte de Deus
Ensino espetacular: teremos um corpo no céu para substituir o nosso corpo aqui.
Em outras palavras: nossa alma terá uma nova morada celestial quando esta morada terrena e provisória daqui se desfizer.
Esta geração valoriza demais, até mesmo idolatra o corpo.
É importante cuidar do corpo, mas sem obsessão, sabendo que é provisório.
v.2
E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial
gemer: gr. gemer, suspirar
aspirar: επιποτεω epipotheo: almejar, ter saudades de, desejar ardentemente, cobiçar
Detalhe: no v.4, Paulo repete e ainda reforça com a palavra “angustiados”.
Pois esta era a experiência pessoal de Paulo: ansioso para ganhar um corpo glorificado.
E ele não era nenhum anjo, ou criatura celestial, mas alguém como nós, sujeito a pecados e fraquezas, salvo pelo mesmo Jesus Cristo e habitação do mesmo Espírito Santo!
Sabe o que isso significa? Que não há motivo para que essa não seja também a sua própria experiência pessoal!
Mas, será que isso passa ao menos PERTO dos seus sentimentos no dia a dia?
Ou será o contrário, você não gosta nem de pensar na possibilidade do seu corpo se desfazer e você ser revestido da sua habitação celestial!
- Mas, pastor, isso é instinto de sobrevivência. É normal.
Concordo, até certo ponto. O instinto está misturado com a carne, que ama este mundo e não tolera as coisas de Deus.
O que fazer? Exercitar a fé, orar, pedir mais gosto pelas coisas do alto, buscar.
v.3
se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus.
Frase difícil, com introdução de uma nova figura: vestimenta. Antes era casa, habitação.
O que será “ser encontrado vestido e não nu”?
Alguns acham que era uma maneira de Paulo mostrar que esperava estar vivo no Arrebatamento e então nunca passar pela experiência de estar sem corpo.
Prefiro pensar como Calvino: considerar “vestido” no sentido espiritual. Nesse caso, a salvação é uma vestimenta: Is 61.10.
E mais: o próprio Jesus Cristo é como uma vestimenta para nós: Rm 13.14; Gl 3.27.
Ou seja, a posse de um corpo celestial é apenas para os que foram salvos, ou seja, revestidos de Cristo.
Essa é uma esperança fora do alcance dos que estão “espiritualmente nus”, sem Cristo.
v.4: Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos...
Quase repetição do v.2 (embora talvez “despido” voltou ao sentido literal, tipo:
não por querermos ser despidos: “Não por querermos apenas nos livrar deste corpo que tanto nos faz sofrer, mas ganhar um novo corpo.
... para que o mortal seja absorvido pela vida
absorvido: καταπινω katapino: tomar, engolir, devorar, tragar, destruir
Bela frase! A pavorosa e temida morte aqui humilhada, engolida pela vida eterna.
Lembra 1Co 15.50-58
v.5a
Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto...
preparar: gr. κατεργαζομαι katergazomai (vem de ergo: trabalho): “realizar, executar, produzir, modelar, i.e. tornar alguém próprio para algo”.
Ou seja: o próprio Deus trabalhou em nós, crentes, para que pudéssemos receber esse corpo celestial eterno.
Não é algo que faz parte da natureza humana, não é algo comum a todas as pessoas.
Mas um trabalho específico de Deus, individual, em cada crente.
E de que consistiu esse trabalho de Deus em nós?
v.5b
... outorgando-nos o penhor do Espírito
outorgar: gr διδωμι didomi: dar, conceder, fornecer, etc
penhor: αρραβων arrhabon: penhor, pagamento inicial como garantia
A permanência do Espírito Santo enviado ao que se converte é uma garantia que todas as coisas prometidas serão cumpridas. Ef 1.12-14
No caso aqui, uma dessas promessas é um corpo celestial, glorioso, eterno.
Irmão, aprenda a sonhar com o seu novo corpo, feito por Deus, no céu, eterno!
Na realidade, não é sonho, é certeza!
Temos uma pista de como será esse corpo? Sim, o corpo glorificado de Cristo: Fp 3.21
E como seria esse corpo? Ap 1.9-17
Amigo, falei acima: “o próprio Deus trabalhou em nós, crentes, para que pudéssemos receber esse corpo celestial eterno”.
Isso significa que esse trabalho divino não foi feito em quem não segue a Cristo?
Infelizmente, sim. Mas torne-se em condições de receber esse trabalho, vá a Cristo!
Que Deus nos abençoe. Amém