PREGAÇÃO

Sou nova criatura! (Série 2 CORÍNTIOS 24 de 54)

2Co 5.16-17      56 minutos      18/01/2015         

Mauro Clark


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v.16

Assim que...: ωστε hoste: assim que, de tal modo que; então, portanto

Indicação clara que Paulo continua o raciocínio.

Ele acabou de dizer que o amor de Cristo nos constrange (aperta e impele), e que Ele morreu por todos os crentes para que eles não vivam mais para si mesmos, mas para Ele, Cristo.

Sendo assim, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne

... nós: os crentes, é claro.

daqui por diante: pelo contexto, não deve se referir a partir daquele momento em que escrevia, mas a partir da conversão de cada um.

... a ninguém conhecemos segundo a carne

 

O que significa isso?

Lembre-se que Paulo acabou de dizer que Cristo morreu e ressuscitou em benefício do crente. E que o crente morreu com Cristo e (embora implícito aqui mas explícito em muitas outras passagens) também ressuscitou com Cristo.

Ou seja é uma situação completamente nova, comparada com a anterior.

Aliás, é exatamente sobre essa nova situação que ele fala no famosíssimo v.17.

Na realidade, o v.16 é uma particularidade do v.17, que é abrangente, geral.

Então vamos logo para a explicação do v.17, e, naquele contexto, explicarei o 16.

 

v.17

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Depois de Jo 3.16, talvez seja a passagem mais conhecida dos crentes.

 

E, assim,...: igual ao “assim que” do v.16, ou seja: de tal modo que; então, portanto.

O raciocínio ainda é conclusão do v.14-15, do crente ter morrido e ressuscitado com Cristo.

 

...estar em Cristo: expressão curta, mas muito significativa (164 vezes no NT)

Antes de tudo, note que “estar em Cristo” NÃO É: 

* pertencer a uma religião “cristã”

 * simpatizar com Jesus

* crer (acreditar nEle)

 

De acordo com o contexto mais imediato, “estar em Cristo” é ter morrido e ressuscitado com Cristo, o que implica em não viver mais para si e viver para Cristo.

Essa experiência misteriosa mas altamente real, é feita mediante uma profunda união espiritual com Cristo, que resulta numa situação radicalmente nova diante de Deus.

Algumas passagens: Rm 6.3-4; Ef 2.11-13 (v.12: sem Cristo)

 

... é nova criatura: ensino básico para entender a doutrina da salvação

Do ponto de vista humano, conversão é tão simples: ir a Jesus.

Mas isso é resultado do trabalho interno do Espírito Santo.

Toda conversão é um ato de criação. E não do nada, mas dando vida a um morto. Ef 2.1

 

Existem duas ordens de criação quanto à raça humana: 1Co 15.45-49

1) Seres humanos mortos em pecado, criados segundo Adão, terrenos.

2) Seres humanos espiritualmente vivos, regenerados, criados segundo Cristo, celestiais.

 

Mesmo contraste, feito de outro modo: Cl 3.9-10: novo homem x velho homem

Jesus usa ainda outra linguagem para falar do mesmo assunto: Jo 3.3

Nascer de novo: 1a. vez: de Adão. 2a vez: de Cristo.

No grego, a expressão “de novo” pode significar também “do alto”, caso em que o primeiro nascimento seria “de baixo” (terra) e o segundo “do alto” (céu).

 

O apóstolo João também fala de dois nascimentos: Jo 1.12-13:

1) Do sangue -  nascimento físico, gerado pelo pai e mãe humanos.

2) De Deus - nascimento espiritual, gerado pelo Espírito Santo. 

Os nascidos de Deus são, obviamente, filhos de Deus. Os outros, obviamente não.

Observação importantíssima: filiação é irreversível.

Como deixar de ser filho depois de ter sido gerado?

Como deixar de ser nova criatura e voltar a ser velha criatura? Impossível!

 

... cousas antigas já passaram, eis que se fizeram novas

Marco bem definido entre as duas situações de perdido e salvo.

A idéia de “nasci crente” não tem apoio bíblico.

 

O que mudou, do antigo para o novo homem? Algumas diferenças: 

Diferenças na origem e no destino:

* Antigo homem: criado segundo Adão.

   Novo homem: criado segundo Cristo.

 

* Antigo homem: destinado ao inferno.

  Novo homem: cidadão do reino dos céus.

 

Diferenças na relação com Deus

* Antigo homem: filho da ira (ou mesmo filho do diabo – Jo 8.44).

   Novo homem: filho de Deus.

 

* Antigo homem: morto, separado de Deus.

   Novo homem: vivo, ligado com Deus através de Cristo.

 

* Antigo homem: réu, culpado.

  Novo homem: justificado, quite com a justiça divina. – Rm 5.1

 

* Antigo homem: idólatra: adora a criatura (às vezes ele próprio) e coisas criadas

  Novo homem: adora o único Deus verdadeiro

 

Diferenças na relação com os homens

Agora chegou a hora de explicar o v.16!

... a ninguém conhecemos segundo a carne

... conhecer: ειδω eido ou οιδα oida: dois sentidos básicos: ver e conhecer, com muitos sentidos, desde o literal até metafóricos.

No nosso caso, inclui “perceber com os olhos ou com algum dos sentidos; voltar os olhos, a mente, a atenção a algo” e “ter consideração por alguém, estimar, prestar atênção a”

 

... segundo a carne: no plano puramente físico e humano.

Quando alguém se converte a relação humana passa a ficar em segundo plano.

 

Da afirmação geral particulariza para Cristo:

se antes conhecemos Cristo seg. a carne já agora não o conhecemos deste modo

conhecer: outro verbo no grego: γινωσκω ginosko: conhecer, tornar-se conhecido.

 

O fato de alguém ter conhecido pessoalmente Jesus Cristo ou, mesmo sem conhecer, ter avaliado segundo aspectos puramente terrenos, tem pouca importância comparado com o conhecimento espiritual dEle, a união com Ele na conversão.

 

Claro que, quanto a Cristo, a questão de conhece-Lo pessoalmente não é aplicável a nós hoje, pois Ele esteve aqui há 2000 anos.

Mas quanto à questão de avaliar Cristo, tem aplicação. Após a conversão é preciso avalia-Lo de outro modo.

 

E quanto à primeira parte do versículo, geral, todos os crentes passamos por isso: amizades pre-conversão acabam ou esfriam, relações até familiares perdem o brilho ou mesmo se tornam agressivas, etc.

De modo mais abrangente, a própria avaliação que fazemos das pessoas (mesmo sem conhece-las), deve deixar em 2º. plano aspectos puramente terrenos e levar mais em contra aspectos espirituais. 

Em suma: o novo homem se relaciona com as pessoas de maneira bastante diferente do que o antigo homem.

 

Diferenças práticas, do andar diário:

* Antigo homem: desobediente a Deus.

   Novo homem: Obediente (o mais que consegue).

* Antigo homem: alvos mundanos, materiais.

   Novo homem: alvos espirituais (mesmo que ganhe a vida com o suor do rosto).

 

* Antigo homem: prazer no pecado e desprezo (até repugnância) às coisas de Deus).

   Novo homem: ódio ao pecado e prazer nas coisas de Deus.

 

Certamente há grande número de “evangélicos” que não são novas criaturas.

Essas diferenças servem como check-list para cada um se auto-avaliar.

É perigoso achar que é salvo e não ser. Se é o seu caso, fique alerta.

 

Por outro lado, não é saudável um verdadeiro crente, mesmo fraco na fé, se angustiar:

Embora eu ache que passo no check-list, algo me perturba: mesmo com ódio ao pecado, o fato de ainda pecar constantemente não seria uma incoerência com minha situação de nova criatura? Será que sou mesmo regenerado? Como é torturante essa dúvida.

 

Duas coisas:

1. Luta espiritual não indica que você não é crente. É o contrário: indica que é!

As lutas são normais (Gl 5.17) e jamais afastarão você de Deus e de Cristo: Rm 8.35-39.

 

2. Baseie mais a sua fé na mente do que na sua emoção (o “sentir” pode ser enganoso). E peça a Deus PAZ e ALEGRIA no coração.

 

E se você, amigo, ainda não foi a Cristo, corra até Ele, aceite a salvação que Ele lhe oferece e veja o que é se tornar uma nova criatura em Cristo!

É a melhor experiência pela qual um ser humano para passar!

 

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
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