1 Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. 2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. 3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. 4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio. 5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens. 6 Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto.
###########
Na igreja, sabemos facilmente quem não tem boa saúde: queixam-se de dores, pedem oração, etc. E são muitos. E estamos sempre nos dirigindo a eles ao falar de provação, paciência, etc.
Mas também vários gozam de boa saúde, raramente pegam uma gripe. É a eles que me dirijo hoje.
E porque o texto é sobre ímpios arrogantes? Porque a boa saúde contribui para ficarem arrogantes, cheios de si. E os crentes são sujeitos às mesmas fraquezas e tentações dos ímpios.
Quero mostrar então algumas TENTAÇÕES que a boa saúde traz e deixar alguns conselhos com os irmãos saudáveis.
1. Gabar-se de boa saúde, assumindo que é mérito próprio.
Isso é de uma arrogância muito ofensiva a Deus. Tudo vem de Cristo, de Deus: Hb 1.3; 2Co 3.5 (até o pensamento vem de Deus!)
2. Deixar de dar glória a Deus
Não é suficiente o crente apenas estar convencido que tudo vem de Deus.
É preciso sentir-se grato, glorificar, honrar a Deus por isso: 1Co 15.10; Ef 5.20; Jó 1.21
3. Machucar os que não têm boa saúde.
A Bíblia manda ter um espírito de compartilhar com o sofrimento do próximo: Rm 12.15-16; Gl 6.2
Os que sofrem de problemas de saúde são sensíveis nesse ponto.
Certas brincadeiras dos saudáveis, mesmo com boa intenção, podem machucar.
Que a sua atitude por ser saudável, não lhe faça parecer com o ímpio arrogante.
Deus fará cessar a arrogância: Is 13.11: arrogância: hebr. exaltação, majestade (no bom sentido) ou orgulho (no mau sentido).
Interessante que a arrogância vem por causa de um ponto forte que temos. Mas ao sermos arrogantes, mostramos fraqueza espiritual. O forte se torna fraco!
A arrogância é odiável a Deus: Pv 8.13. É incompatível com a submissão a Cristo e a humildade que deve nos caracterizar.
Onde quer que a arrogância queira surgir, corte; inclusive na área da boa saúde.
Encerro lembrando que a sua vida ainda não acabou. Você é saudável hoje! Mas, e amanhã? Tema a Deus e agradeça pela boa saúde que Ele tem lhe dado.
Que Deus nos abençoe. Amém