1 De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de habilidoso escritor. 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; nos teus lábios se extravasou a graça; por isso, Deus te abençoou para sempre. 3 Cinge a espada no teu flanco, herói; cinge a tua glória e a tua majestade! 4 E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas. 5 As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei; os povos caem submissos a ti. 6 O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 7 Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros. 8 Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram. #############
Salmo messiânico: aponta para o rei que seria descendente de Davi e ocuparia para sempre o seu trono (2Sm 7).
O salmista não devia saber detalhes da pessoa de quem fala, mas escreve de maneira poética, altamente entusiasmado com o tema, vibra com esse rei e lhe exalta até não mais poder.
Mesmo se não houvesse o NT, para nós, seria facílimo (para não dizer obrigatório) reconhecer o Senhor Jesus Cristo nesse belíssimo quadro.
Mas existe o NT, especifamente Hebreus, que claramente interpreta esse salmo como referente a Cristo, conforme veremos em Hb 1.8-9.
O salmo se divide em duas partes:
1. v.1-8: dirigindo-se ao próprio Rei - que comentarei hoje
2. Restante: dirigindo-se à noiva do Rei (igreja).
v.1
O autor não contém seu entusiasmo com o assunto que vai falar.
Veja a sequencia de verbos: o coração dele transbordava de boas palavras, compôs algo e consagrou ao Rei!
Você pode dizer que o seu coração transborda de boas palavras?
Ótimo, mas fica só nisto?
Qual o resultado prático de seu coração estar tão afinado com Deus?
Após falar do coração, o salmista se refere imediatamente ao seu trabalho.
Não adianta apenas ficar com coisas lindas no pensamento sem produzir nada.
Você tem produzido frutos no seu serviço cristão? Quais, exatamente?
E são frutos dignos de serem consagrados ao Rei?
v.2
Formoso: não explica como, mas certamente no caráter, na personalidade, em tudo!
Existem várias maneiras de se contrastar crente e descrente: ter fé, ser nova criatura, etc.
Mas há uma outra maneira de fazer esse contraste:
Descrente: alguém que sente raiva, descaso, ou no máximo, simpatia por Cristo
Crente: alguém que acha o Senhor Jesus Cristo extremamente FORMOSO, o mais formoso entre os homens.
... nos teus lábios se extravasou a graça
Incluída na formosura, a graça que fluía das palavras dEle.
É maravilhoso podermos comprovar isso pelos Evangelhos.
... por isso, Deus te abençoou para sempre.
Ou seja, tudo isso é consequência de Deus tê-lo abençoado. Ênfase na humanidade de Jesus.
Mas o salmista não fica apenas na formosura do Rei.
Longe a idéia de um Rei pacato, acomodado.
v.3
De repente o Rei se torna um guerreiro valente, com a espada ao lado. (Cingir: prender ao redor, amarrar)
Herói: forte, valente, corajoso
Num lance poético, o salmista pede que o Rei, além da espada, coloque também ao redor a glória e majestade que lhe eram próprias.
Observe como a exaltação a esse Rei O vai tornando Alguém absolutamente único:
* o mais formoso entre os homens
* cheio de graça nas palavras
* especialmente abençoado por Deus
* herói (valente)
* revestido de glória e majestade.
Herói: uma das qualificações mais lindas do Senhor Jesus Cristo.
Ele é o nosso herói.
Num ato de extrema bravura e coragem, deixou-se “trair” (apesar de já saber quem o entregaria); deixou-se julgar de modo humilhante; deixou-se esbofetear; entregou-se para morrer numa cruz.
Tudo isso para o nosso benefício, para nos salvar.
Cada um de nós tem o seu herói humano, que nos impressionou na infância ou adolescência ou até mesmo hoje nos influencia de modo positivo.
Mas nenhum deles se compara ao nosso herói FORMOSO E VALENTE.
E a idéia de guerreiro continua, na pena do poeta:
v.4
Que era um grande guerreiro, o salmista já deixou claro no v.3.
Mas guerreiro LUTANDO POR QUE CAUSA?
A nobreza de um guerreiro não está no simples fato de ser valente e corajoso, mas na causa que ele defende.
Alexandre o Grande foi um grande guerreiro. Mas ao querer se divinizar perdeu toda a sua nobreza.
Hitler foi um estrategista corajoso e audaz, mas a sua causa era maligna, satânica.
E que tipo de guerreiro é esse Rei a quem o salmista tanto exalta?
Estava faltando essa peça importantíssima no quadro desse Rei maravilhoso: a causa pela qual Ele lutava.
Essa causa está clara agora: a verdade e a justiça.
Temos um Rei que é formoso, revestido de graça, valente, glorioso, cheio de majestade, guerreiro, que luta pela verdade e pela justiça.
Os homens em geral dizem que querem a verdade dos fatos, um mundo justo, fazem leis e põem tribunais, mas não dão atenção ao Rei que luta pela verdade e pela justiça.
e a tua destra te ensinará proezas.
Talvez nova ênfase na humanidade de Cristo, que aprendeu da experiência.
E qual o resultado das batalhas desse Rei?
v.5
Vitória sempre! Aniquilamento total dos inimigos.
Ele é guerreiro de verdade, que mata, que destrói povos e multidões.
Além do aspecto metafórico de indicar que Ele sempre vence os Seus inimigos, há aqui uma PROFECIA, que se cumprirá literalmente na 2a. vinda: Ap 19.11-21
Que prestem atenção a passagens como essa os que imaginam Cristo como um homem apenas muito bonzinho, de gestos calmos e gentís.
v.6-7: Duas observações:
1. Em algumas passagens do VT juízes e homens investidos de autoridades foram chamados de deuses (como representantes de Deus). Mas sempre no plural, como um grupo, ou explicando “a quem” a pessoa no caso seriviria “como Deus”.
Mas não de maneira tão direta e individual como aqui.
E o Espírito Santo confirma, no NT, que aqui se trata da divindade desse Herói: Hb 1.8-9
2. No v.6 o autor chama de Deus o Herói a quem se dirige. E no v.7, ele diz “o teu Deus”.
Há duas Pessoas aqui, ambas chamadas de Deus. Trindade ainda meio “escondida”.
Duas características sobre o reino do Herói, Cristo:
1. Eterno, nunca terá fim.
De qual rei do mundo pode se dizer isso?
2. Cetro de equidade: justiça
Ele caracteriza o seu reino com justiça porque ama a justiça e odeia a inquidade.
Mesma pergunta: de qual rei do mundo pode se dizer isso?
Ungido com o óleo da alegria
Não óleo de poder, inteligência, sabedoria - que também tinha. Mas na ALEGRIA!
Sabemos que a Bíblia não registra riso de Jesus Cristo.
Mas podemos afirmar que Ele era alegre interiormente.
Tanto antes como depois do Seu ato de heroísmo: Hb 12.2; At 2.26,28
Companheiros
Na mente do salmista: guerreiros do seu exército, amigos de batalha, companheiros no dia-a-dia do palácio real.
Quanto a nós, não podemos deixar de identificar NÓS MESMOS como os companheiros desse Rei que é formoso, herói, glorioso, vencedor e Deus.
QUE privilégio, o nosso!
Pois bem, nenhum de nós crentes (vivos ou já no céu) é mais ALEGRE do que o Senhor Jesus Cristo! Já tinham pensado nisso?
v.8: Encerro a parte do salmo que se dirige ao Rei falando de duas coisas:
1. A presença pessoal dEle: agradável, com vestes perfumadas
Para o Pai, Ele é de aroma extremamente agradável: 2Co 2.15
Para os anjos, para nós, Ele é de aroma agradável.
2. O ambiente palaciano: festivo, com músicas que O alegram: novamente alegria do Rei!
Como será agradável o palácio de Cristo! Muito além de nossa imaginação.
Até lá, adoremos a esse nosso HERÓI, sirvamo-No com fidelidade, lutemos as Suas batalhas, acertemos o coração dos inimigos dEle, e sejamos alegres como Ele é alegre, uma alegria UNGIDA POR DEUS!
E você, amigo, o que está esperando para ter um Herói desse?
Que Deus nos abençoe. Amém