Ex 20.8-11 34 minutos 22/09/2019
Mauro Clark
Comentei que um propósito da Igreja guardar o dia do Senhor era o aspecto moral, de imitar Deus que descansou da Criação no sétimo dia.
E disse que parecia haver um segundo propósito.
Para ver qual, voltamos ao AT e vimos que há algumas referências a um terceiro tipo de descanso (1º: descanso de Deus no sétimo dia da Criação; 2º: Sábado da Lei.)
Esse descanso seria o usufruto da Terra Prometida, dado aos judeus fiéis do Êxodo.
Ou seja, seria um descanso muito mais abrangente que o descanso de um dia que teriam de fazer toda semana, como se esse fosse apenas uma pequena amostra do descanso que teriam da própria terra, a Terra Prometida.
Mas surge a pergunta: esse descanso na Terra Prometida chegou a ser dado aos judeus?
De maneira literal, como o fim da jornada do Egito, com a posse da Terra Prometida, sim.
Mesmo assim, alguns pré-milenistas preferem dizer que aquele descanso foi precário e provisório, resultado em exílios e que, portanto, o descanso literal dos judeus na terra ainda será no Milênio.
Só que vem o autor de Hebreus e aplica um significado muito mais profundeo sobre esse descanso: Hb 3.7-4.11.
Ele diz que o descanso literal na terra, prometido por Deus aos judeus, além de literal, era uma pequena amostra de um desanso muito maior.
E mais: que esse descanso maior foi previsto por Davi (Sl 95), que viveu 500 anos depois de Josué e ainda falava em descanso.
E que descanso maior era esse? Não um descanso num lugar da terra, prometido aos judeus, por um certo tempo (mesmo que fosse no Milênio). Mas um descanso no céu, prometido a todos os crentes em Cristo, por toda a eternidade.
Se o descanso semanal, além de recordar o descanso de Deus na Criação, seria também uma amostra para os judeus do descanso que teriam na Terra Prometida, o descanso na Terra Prometida, por sua vez, seria um amostra para todos os crentes da Igreja (e em geral) do descanso eterno que teriam no céu!
Esse é que será o quarto tipo de descanso de que fala a Bíblia.
E para os crentes em Cristo, o verdadeiro e definitivo descanso!
E aqui está o segundo propósito do Espírito Santo fazer a Igreja guardar o Dia do Senhor: lembrar-se do descanso eterno no céu!
Já comentei sobre isso recentemente em Ap 14.13, quando o próprio Espírito Santo atesta claramente que os crentes, no céu, irão DESCANSAR das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham - obras que foram santificadas por esse mesmo Espírito Santo, aprovadas por Deus.
São essas obras que produzirão galardões para nós usufruirmos no, descanso, em quietude e paz eternas, garantidas pela nossa fé.
Mas, em suma, o 4º. mandamento é ou não é mandatório para nós hoje?
Em parte, sim, e em parte, não. Explicarei na próxima pregação.
Que Deus nos abençoe. Amém