Ex 20.8-11 36 minutos 29/09/2019
Mauro Clark
Terminei a última pregação perguntado:
Em suma, o 4º. mandamento é ou não é mandatório para nós hoje?
Respondi que, conforme penso, em parte, sim, e em parte, não.
* Como indivíduos, temos obrigação moral de descansar um dia na semana, para relembrar e homenagear o Criador da raça humana e de tudo o que existe, pois Ele descansou depois de criar tudo em seis dias.
* E, como crentes, nenhum dia na semana é mais indicado do que esse dia de descanso para adorar formalmente a Deus, aproveitando para olhar para trás e lembrar do descanso de Deus na Criação, e também olhar para o futuro, quando Ele dará toda a eternidade para os crentes descansarem das suas obras, como Ele descansou das Suas.
Mas é importante deixar claro que não há nenhuma lei ou mandamento de Deus no NT determinando que o crente adore a Deus de maneira especial no dia de descanso.
Deus é para ser adorado igualmente, todos os dias!
Como igreja, portanto, não temos estrita obrigação bíblica de guardar um dia na semana para realizar serviços religiosos.
No entanto, também como igreja, é altamente recomendável e sábio que imitemos a Igreja primitiva quando, tudo indica, reservou o mesmo dia na semana para todos descansarem e, assim, coletivamente se reunir e adorar formalmente a Deus.
Quero terminar essa exposição sobre o 4º. mandamento, verificando os bastidores do coração de Deus quanto ao que Ele gostaria da atitude do judeu fiel no Sábado.
Embora não nos seja mais obrigatório, em termos de Lei, poderíamos aplicar isso para a nossa guarda do Dia do Senhor.
Há uma passagem que nos mostra essa janela no coração de Deus:
Is 58.13-14a
* não cuidar dos próprios interesses
* gostar do dia do descanso
* honrar o dia do Senhor, considerando-o santo
* não seguindo teus caminhos, não seguindo tua própria vontade: talvez significa “não fazer coisas normais da vida”
* não falar palavras vãs: concentração, meditação.
Certamente podemos dizer que, individualmente, cada um está reservando esse dia para descansar e, coletivamente, adorar a Deus.
Mesmo assim, peço que cada um olhe para dentro do próprio coração e avalie como de fato se comportar no Dia do Senhor.
Que Deus nos abençoe. Amém