Gn 21.8-21 34 minutos 28/08/2016
Mauro Clark
Salto de 3 anos entre v.7 e 8.
v.8-10
Ismael com 17 e Isaque com 3 anos.
Lembra quando Hagar fugiu pela 1a. vez após engravidar de Abraão e desprezar Sara e, por isso, ter sido humilhada pela ama. (Falei disso nas msgs 482 e 523 em Dez 2012).
Agora Ismael caçoava de Isaque. Segunda onda de problemas por causa da infeliz ideia de Abraão assegurar a descendência através de um filho com a escrava.
Sempre que alguém tenta “dar um jeitinho” nos planos de Deus, dá problema.
Sara foi incisiva, clara e objetiva: expulsa!
Na realidade, a razão era mais profunda do que apenas o desprezo de Ismael por Isaque. O real motivo é que Ismael não seria herdeiro de Abraão.
Primeiro, por era filho de escrava (Sara disse isso 2 vezes).
Segundo, porque Ismael era nascido da carne, o outro da promessa, como veremos.
v.11
Ismael era filho de escrava, caçoava do outro, mas filho é filho e Abraão fica triste.
Antes de Isaque nascer, Abraão deve ter se alegrado muito com Ismael e agora o instinto paterno resistia em fazer o que era certo.
Abraão seguiria a vontade (razoável) de Sara ou o coração mole de pai? Dura decisão.
v.12-13
Deus resolve interferir diretamente. Manda que siga tudo o que Sara disse, inclusive a expulsão. E confirma o que já havia dito várias vezes antes:
Em Isaque será chamada a tua descendência.
Deus garante que também de Ismael faria uma grande nação.
Por que? Simplesmente para honrar Abraão, pois Ismael também era descendente dele.
Grande parte dos árabes é descendente de Ismael. E pela enormidade dos conflitos árabe-israelenses que o mundo tem assistido, dá vontade de dizer “que pena” que Deus decidiu assim.
Mas quem somos nós para questionarmos a Deus? Ele é soberano, nunca erra e louvado seja Deus!
Pergunta: se sairia uma descendência de Abraão via Ismael, como é que em Isaque é que seria chamada a sua descendência?
Resposta clara: porque a descendência era um objeto da PROMESSA.
E a promessa era para um descendente legítimo de Abraão, não filho de uma escrava.
Este episódio de Ismael caçoando de Isaque é utilizado por Paulo como uma figura interessante, que de certa forma nos atinge ainda hoje: Gl 4.21-31
Os judeus descrentes (escravos da Lei) são comparados a Ismael (escravo de nascimento).
E os crentes (judeus ou gentios, filhos na fé de Abraão), quando perseguidos são comparados a Isaque (filho da promessa).
Claro que essa perseguição era muito mais forte e explícita nos dias de Paulo.
Mas ainda hoje os judeus em geral são hostis ao Evangelho, fechados aos crentes.
Quando um judeu se converte é hostilizado, chega a ser expulso da família e às vezes compram um caixão e simbolicamente o enterram.
Duas sugestões de procedimento:
1. Não tenhamos amargura com os judeus. Ao contrário, devemos orar pela conversão deles e pela paz de Israel.
2. O crente deve esperar perseguição. Se não pelos judeus, mas mesmo por gentios incrédulos.
v.14-21
Abraão obedientemente despede Hagar e Ismael.
Novamente esse grande servo de Deus prova a sua OBEDIÊNCIA.
Sem água, a cena da mãe aguardando de longe a morte do filho é tocante.
É quando ela se desespera e chora em alta voz.
Aí Deus ouviu a voz dela. Certo? Errado:
v.17a: Deus porém ouviu a voz do menino.
Do céu, o Anjo de Deus diz à mãe para não temer, e completa:
v.17b: ... Deus ouviu a voz do menino.
Impressionante: duas vezes somos informados que Deus ouviu a voz do menino.
Isso significa que Deus não teve compaixão de Hagar? Claro que não.
Misericordioso como é, claro que Deus se compadece de uma mãe desesperada, vendo o filho morrendo.
Mas a providência de salvar o menino não foi por causa de Hagar, mas de Abraão!
Deus já havia prometido a Abraão que faria uma descendência do menino.
Ou seja, Deus estava comprometido com a promessa a Abraão.
Essa é a chave para entendermos o que houve, e aplicarmos para nós!
Deus está comprometido conosco com uma grande e maravilhosa promessa: a Nova Aliança no sangue de Cristo.
Ele nunca deixará que voltemos ao reino das trevas.
Podemos passar aflições, sofrer, morrer, mas nossa alma está eternamente segura.
A própria Palavra de Deus está empenhada nisto.
Que maravilha de segurança temos à nossa disposição.
Que Deus nos abençoe. Amém