Jo 2.1-12 minutos 11/08/2013
Mauro Clark
1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.2Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.3Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.4Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.5Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.6Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.7Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.8Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala Eles o fizeram.9Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água chamou o noivo10e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.11Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
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Na primeira pregação explorei o evento em si, falando na interferência de Maria no início do ministério de Jesus e na reação dEle.
E falei que, apesar do milagre ter várias aplicações, eu me concentraria num
princípio muito bem simbolizado aqui: em muitas áreas da vida, Deus age como um complemento à ação do homem.
Jesus fez questão de utilizar pessoas como intermediárias na execução do milagre.
Mesma coisa conosco: Deus age a partir do ponto em que nós chegamos ao limite.
E faz questão que cheguemos a esse limite.
Fiquei de ver CINCO exemplos. Vimos um na 1ª. mensagem, 3 na 2ª. e agora o último
5) Conversão de um pecador (responsabilidade com a alma e corpo dos outros)
Todo discípulo de Cristo precisa pregar o Evangelho, visando a salvação de almas.
Quando Deus deu a lei a Moisés, deixou claro a necessidade da pregação.
Começou com ele próprio sendo convocado (e resistiu muito!): Ex 3.10
Os profetas foram escolhidos exatamente para divulgar o que Deus queria transmitir:
Is 6.8; Jr 1.4-10
Mas o primeiro homem chamado de pregador foi muito antes de Moisés: Noé: 2Pe 2.5
Resumo do que o VT diz sobre a atividade de anunciar boas novas: Is 52.7
O NT deixa ainda mais claro essa fundamental responsabilidade, através de:
a) Exemplos
Jesus: Mt 4:17; Lc 4:18–19
Pedro: At 2.14
Paulo: At 9.20-22; Gl 1.15-15; 1Co 9.16;
b) Ordem direta de Jesus e de outros, a pessoas específicas e aos discípulos em geral:
Mc 16.15; Mt 28.19; Lc 24.46-49; 2Tm 4.2 (cinco verbos) Rm 10:14; Gl 1:8–9; 2Tm 2.2
Todo crente precisa fazer de tudo para alcançar o pecador: falar, pregar, testemunhar.
Isso é colocar água no pote.
POR OUTRO LADO, independentemente de quem prega, como prega, quando prega, onde prega, é Deus Quem converte, baseado numa escolha pessoal dEle.
O principio da eleição já era vista na escolha de Israel: Ne 9.7; Is 41.8-10; Ez 36.19-24, 31-32; Dt 7:6-8
Critério da eleição: amor especial de Deus, um amor que O levou a escolher.E ponto final!
NT O princípio da eleição pessoal fica muito mais claro no NT:
Jo 1.11-13; 3.1-5; Ef 1.3–6; 1 Pe 2.9; 2 Ts 2.13; 2 Tm 1.9; 2.10; Jo 13.18; 15.16; Rm 8.29; 9.11; 1 Co 1.26–29; Tt 1.1
Calvinismo (deriva o nome de Calvino (1509-1564)): posição doutrinaria que crê na eleição incondicional de Deus e na total incapacidade do homem chegar a Deus sem a ação do Espírito Santo, pois o homem está morto em seus pecados.
O livre arbítrio foi perdido em Adão. É Deus quem decide quem irá salvar.
A conversão é um novo nascimento espiritual, impossível de ser revertido (segurança eterna do salvo).
Armininanismo (de Armínio (1560-1609)): crê que o que a Bíblia chama de eleição é apenas pre-ciência; que o todo homem recebeu de Deus a condição de decidir se quer ser salvo ou não e que, mesmo depois de querer ser salvo, pode perder a salvação.
O Arminiano acusa o Calvinista de trabalhar pouco, porque descansa na soberania de Deus e na incapacidade do homem.
Só que o Calvinista não age assim, pois sabe que Cristo transforma em salvo o pecador que ouviu o Evangelho.
Ouviu DE QUEM? Do crente que pregou.
O crente coloca a “água” e Cristo transforma em vinho.
No milagre, sem água não teria havido vinho!
E o vinho era excelente, perfeito. A salvação que Cristo opera é perfeita, eterna.
- Se é Deus quem salva, POR QUE PREGAMOS?
Porque Deus manda! Isso basta.
Mesmo assim, é bom saber que se Deus manda, é benéfico:
- Nos sentimos cooperadores com Ele
- Exercitamos compaixão com o próximo
- Nos lembramos que fomos alvos da mesma pregação e exercitamos gratidão
Você, amigo sem Cristo, está ouvindo o Evangelho. Estou “colocando água na pote”.
Peça a Deus que faça o milagre de lhe transformar num filho de Deus, salvo eternamente.
E você, irmão em Cristo, trabalhe e lute pelo seu sustento, saúde, crescimento espiritual, resistência às tentações e pela conversão dos pecadores, como se Deus não tivesse nada com isso.
Ao mesmo tempo, entregue o resultado totalmente a Deus, como se você não tivesse nada com isso.
O próprio Calvino reconhecia que não tinha todas as respostas e sempre citava Dt 29.29
Que Deus nos abençoe. Amém