Ex 20.8-11 35 minutos 25/08/2019
Mauro Clark
Sábado: literalmente no Hebraico: descanso.
A primeira vez que apareceu na Bíblia o conceito do Sábado como dia obrigatório de descanso do povo judeu foi em Ex 16.23. (comentei recentemente, mas ler de novo).
Embora sem maiores explicações podemos aprender dali:
repouso... santo sábado: mesma palavra no hebraico: shabbat. Ou seja, o nome “sábado” é uma transliteração do hebraico “shabbat”, que significa descanso, repouso.
Conforme alguns estudiosos, o nome também tem relação com o número sete, ou o ordinal “sétimo”, que foi o dia em que Deus descansou da criação do Universo.
Mas a ideia básica e aceita por todos é que sábado significa descanso.
Como se fosse: Amanhã é repouso, o santo repouso do Senhor.
... SANTO: separado, incontaminado.
O Sábado seria separado à parte pelos judeus, como Deus fizera consigo mesmo.
A guarda do Sábado seria formalizada quando Deus desse os 10 Mandamentos algumas semanas depois (guardar o Sábado é o quarto), como estamos vendo agora.
Voltando:
sábado... para o santificar: novamente a ideia de dia santo, separado, à parte.
sábado do Senhor: reforça a ideia de separado, consagrado a Deus.
A ordem é diretamente relacionada a Gn 2.1-3, que afirma que Deus descansou da criação. Certamente eles sabiam disso.
Como a Criacao obviamente tem a ver com todos os seres humanos, alguns acham que Deus instituiu o 7o. dia descanso logo no Éden para Adão e Eva e, portanto, para toda a humanidade.
Dois argumentos dessa tese: 1. “Lembra-te”, dá idéia que já conheciam.
2. O fato de que muitos povos pagãos descansavam no 7o. dia.
Outros acham que uma ordem divina para se guardar o sétimo dia veio apenas naquele momento, e somente para os judeus.
Quanto ao “lembra-te” estaria se referindo a algumas semanas antes, no deserto de Sim, conforme o capítulo 16, não porque eles já tinham a noção de guardar o Sábado no Egito.
Quanto ao costume dos pagãos, alegam que descansavam um dia por semana, mas não para oferecer a Deus, mas por pura superstição, pois achavam o 7o. dia ruim e azarado.
Reforço desse argumento é que, além de recordar a Criação, o descanso servia para lembrar aos judeus que foram escravos no Egito e Deus lhes deu descanso. Dt 5.15
Seja como for, vemos dois aspectos nesse mandamento:
1. Aspecto MORAL, que embora primariamente dirigido aos judeus, parece abranger toda a humanidade, pois todos fazem parte da Criacao, da qual Deus descansou no 7º. dia.
2. Aspecto CERIMONIAL, já que Deus estabeleceu um certo dia para cumprimento e toda uma série de observâncias na Lei de Moisés (que não veremos).
Nesse caso, refere-se apenas aos judeus, que tinham observar tudo rigorosamente.
Era tão sério a guarda do Sábado, que a pena para desobediência era a morte.
Continuaremos na próxima pregação, examinando Jesus e o sábado.
Que Deus nos abençoe. Amém